Como começar um site sem gastar dinheiro

A internet tem se tornado hoje um mundo de novas possibilidades para quem sabe utilizá-la da melhor forma. As redes sociais são um motor de negócios, os blogs voltaram a ter grande relevância depois de um período estando apagados. Em meio a tudo isso, muitas pessoas querem se utilizar da internet para vender uma ideia, propagar uma imagem ou algum tipo de trabalho. Uma das melhores formas de se conseguir isso é criando um site.

Como começar um site sem gastar dinheiro
Se você está na situação mencionada acima pode achar que criar um site não é uma boa ideia, que isso só serve para quem possui lojas virtuais ou empreendimentos semelhantes. Contudo, expor seu trabalho e ideias em um site pode ser uma ótima forma de se tornar conhecido no ramo em que deseja atuar.

Então você pode perguntar: Mas como posso montar o meu próprio site, um endereço que conte com ferramentas interessantes para quem acessa, se não tenho dinheiro para investir nisso. Se você não quer investir num site por não ter dinheiro, saiba que você está perdendo tempo! Neste artigo iremos falar sobre como você pode iniciar um site na web a partir do nada.

Se o site for gratuito ele pode demorar mais a ser indexado?

Infelizmente a resposta é sim. Com a difusão de plataformas que auxiliam a criação de sites gratuitos, muita gente passou a criar sites que, por não estarem apoiados em boas ideias e pela falta de perspectiva dos seus criadores, acabaram abandonados. Por conta disso, a internet tem milhares de sites sem conteúdo algum. Isso faz com que os buscadores que fazem a classificação nos sites de busca encontrem diversos problemas para encontrar sites grátis que tenham um bom conteúdo a oferecer.

Agora, vamos falar alguns passos importantes antes de criar o seu site:

Encontre seu nicho

O nicho é o grupo de pessoas que possui um conjunto semelhante de interesses e gostos, para o qual você deseja falar. A escolha do nicho é fundamental para que seu site possa ser um sucesso.

Antes de escolher para qual grupo de pessoas você deseja construir o seu site e criar o conteúdo, cai bem uma pesquisa na internet sobre quais são os temas e assuntos que mais têm povoado as redes sociais, os blogs e os outros sites. Baseado nisso, você pode saber como adequar suas qualidades como criador de conteúdo com as necessidades que a web pode apresentar para você.

Entenda como trabalham seus concorrentes

Aqui está um passo que não deve ser deixado para trás. É muito importante para quem deseja iniciar um site, principalmente de forma grátis, procurar entender como trabalham os seus concorrentes no mesmo tipo de proposta. Veja quais são os erros e acertos deles, quais são as maiores reclamações e elogios, como eles organizam e dipõem os próprios sites e como eles inserem conteúdo neles.

Essa visão ampla lhe dará todas as ferramentas necessárias para, aos poucos, ganhar seu espaço em meio à concorrência.

Escolha uma plataforma

Esse momento é muito importante pois a escolha da plataforma que irá gerir o seu site vais ser crucial na identificação que o seu sítio terá com o público. Portanto, procure opções de criadores de sites grátis online que permitam uma boa gerência e administração de recursos. Lembre-se sempre que a interatividade e as ferramentas do site contam muito na hora de atrair cliques para seu link.

Por isso, nessa hora você deve escolher a plataforma usando os olhos dos seus futuros visitantes. Facilite a vida deles com ferramentas simples de gestão. Inclua sistemas de busca e crie também canais de comunicação no próprio site ou pelo menos que remetam a canais de comunicação externa (contato por telefone, e-mail, redes sociais, etc.). Atualmente, a plataforma que mais tem sido utilizada quando se fala de sites gratuitos é o wix.

Atenção ao conteúdo que será criado

Isso também é de grande importância. O conteúdo do seu site deve ser renovado com uma frequência boa. Não deve ser escasso, nem irrelevante. Ele deve trazer informação e ao mesmo tempo atrair os leitores. Para isso talvez seja necessário mais algumas horas de planejamento, mas com certeza elas serão empregadas em algo que vai trazer resultados.

Otimização do site

Para que seu site possa ser encontrado em meio a esse mar de conteúdo tão diversificado que existe na web, além de um bom conteúdo que possa aumentar a sua relevância, é necessário utilizar ferramentas que otimizem o rankeamento do site nos buscadores da internet. Hoje as ferramentas de SEO têm ajudado muitos gestores de sites a terem suas ideias vistas com mais facilidade na internet.

Você não pode perder tempo! A maioria das plataformas que trabalham com criação de sites de hospedagem gratuita têm um processo de criação muito simples. Você não levará muito tempo para colocar sua ideia em prática!

QUERES SER AVISADO DAS ATUALIZAÇÕES?

Inscreve-te na minha lista e recebe todas as atualizações dos meus projetos

Obrigado, já estás inscrito.

Algo deu errado..

Comentar Artigo

Eu Quero Dicas
As melhores dicas no email
Assinar

Assina as dicas do site

ASSINAR AGORA
Prometo que não te vou enviar spam!